Corretora de imóveis: quais são os desafios dessa profissional?
A profissão de corretora de imóveis tem vantagens que podem chamar a atenção de mulheres que buscam por uma profissão com autonomia, dinamismo e possibilidade de independência financeira. Não à toa, vemos crescer a presença feminina no mercado imobiliário nas últimas décadas.
Raio-x da corretora de imóveis
Em setembro de 2022, o Datazap realizou uma pesquisa para traçar um panorama sobre a presença das mulheres no mercado imobiliário. O resultado foi o estudo Raio-x da corretora de imóveis, que aconteceu em parceria com o Instituto Mulheres do Imobiliário.
Através do levantamento, foi possível reunir informações interessantes sobre o perfil da corretora de imóveis no Brasil.
Um dado trazido pela pesquisa, por exemplo, mostra que o mercado imobiliário não é a profissão de origem das mulheres na maioria das vezes: 96% das entrevistadas tiveram outra profissão antes de se tornarem corretoras.
A maioria delas, no entanto, chegou para ficar: 79% atua somente como corretora imobiliária, sem conciliar com outras profissões.
Quando o assunto é desenvolvimento de carreira, a maioria das mulheres corretoras pensa em ocupar algum cargo de liderança (56%) e 68% acredita que vai ocupar uma posição de liderança nos próximos 12 anos.
A modalidade mais praticada por corretoras imobiliárias é venda e aluguel de imóveis residenciais. Entre as dificuldades encontradas, elas destacam: gerir leads, captar novos imóveis e lidar com a concorrência no setor imobiliário.
Desafios para mulheres no imobiliário
A presença feminina é uma realidade no setor imobiliário. Com cada vez mais mulheres empreendendo na profissão de corretora de imóveis, vale a pena falar também sobre os desafios encontrados por elas no mercado de trabalho.
Embora alguns desafios sejam iguais para homens e mulheres, é importante lembrar que outros são mais específicos para as corretoras, já que a desigualdade de gênero ainda é uma realidade no mercado de trabalho. Confira alguns deles:
- Conciliar vida pessoal e profissional: por ser uma profissão muito dinâmica, que demanda visitas presenciais, muitas vezes realizadas aos finais de semana, equilibrar a vida pessoal e profissional pode ser um desafio para as mulheres.
- Este foi, inclusive, um desafio destacado na pesquisa realizada pelo Datazap: 35% das corretoras apontaram a dificuldade de conciliar a vida pessoal e profissional.
- Desigualdade de gênero: esse é um problema enfrentado por mulheres em qualquer profissão, e não é diferente para as mulheres no imobiliário. 36% afirmam perceber essas disparidades no dia a dia da profissão.
- Machismo no setor imobiliário: mesmo com todos os avanços quando o assunto é equidade no mercado de trabalho, as corretoras de imóveis ainda apontam o machismo como um desafio para a atuação no setor imobiliário.
Apesar dos desafios encontrados pelo caminho, o mercado vem apresentando avanços em questões de gênero e as mulheres têm conquistado espaço relevante nas principais discussões do setor.
Entre os principais motivos pelos quais mulheres estão migrando para o mercado imobiliário, é possível destacar a flexibilidade da profissão, a possibilidade de remuneração por performance e as oportunidades de crescimento na carreira.
Se você está avaliando a possibilidade de migrar de profissão, vale a pena anotar algumas dicas para se tornar uma corretora de imóveis de sucesso.
5 dicas para se tornar uma corretora de imóveis?
1. Capacitação nunca é demais
Assim como em outras profissões, manter-se atualizada e estudar é sempre uma boa opção para se tornar uma corretora de sucesso. Aproveite as oportunidades de capacitação disponíveis em plataformas educacionais especializadas.
2. Busque referências femininas no setor
Inspirar-se em outras profissionais é um ótimo combustível para buscar sucesso na carreira de corretora de imóveis. Aqui, vale investir em networking participando dos principais eventos do setor, como o Conecta Imobi.
3. Foque em uma área de atuação
O mercado imobiliário é bastante vasto e tem muitas frentes de atuação possíveis, mas encontrar seu nicho e focar nele é fundamental. Se identifica mais com venda de imóveis residenciais? Concentre sua energia em estudar esse segmento e prospectar clientes nesta área.
Especialização é um ponto apreciado no mercado. Foque naquilo que você acredita ser sua fortaleza e busque melhorar sempre no segmento escolhido.
4. Organização é fundamental
Uma carreira dinâmica como a de corretora de imóveis exige atenção na hora de se organizar. Um bom planejamento é indispensável tanto na captação de clientes quanto na gestão de seus lucros.
Ter uma rotina bem estruturada de pesquisas de mercado, estudos, prospecção e ações de relacionamento com clientes é muito importante e vai te ajudar a alavancar sua carreira.
5. Seja resiliente e mantenha o foco
A profissão de corretora imobiliária pode ser desafiadora, como já vimos, mas é muito gratificante. Pela própria natureza da função, a resiliência é fundamental.
Diante dos desafios da rotina, de clientes que demandam mais esforços e mesmo das oscilações do mercado, é importante ser resiliente e manter o foco no seu objetivo principal: ser uma corretora de sucesso.
Mulheres do imobiliário para conhecer e se inspirar
Como falamos, buscar referências do setor para se inspirar é um passo importante para construir uma carreira de sucesso como corretora de imóveis. Nada melhor que aprender com quem já trilhou esse caminho, não é mesmo?
Por isso, separamos aqui algumas sugestões de mulheres do imobiliário para você conhecer e se inspirar! Elas marcaram presença no Conecta Imobi 2022 e são referências no mercado que vale a pena acompanhar. Confira:
Sophia Martins
CEO da Mitre Vendas, a paulistana é especialista em imóveis de alto padrão e tem como foco a capacitação de profissionais para elevar o nível de atendimento.
Além da atuação como executiva, Sophia estreia como autora compartilhando sua experiência como corretora no livro “A profissão de milhões”, em que dá dicas para obter sucesso na carreira.
Sol Pires
Especialista em aumento de patrimônio e rentabilidade, Sol Pires acumula mais de uma década no mercado imobiliário. A profissional é um dos principais nomes em consultoria de negócios imobiliários.
Através de sua empresa Sol Imóveis Solutions, a executiva oferece formação para corretores que querem se especializar em atendimento personalizado.
Elisa Rosenthal
Uma das maiores referências femininas no mercado imobiliário brasileiro, Elisa é diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, movimento para ampliar o papel feminino no setor.
Autora do livro “Proprietárias”, Elisa Rosenthal também é professora e se orgulha da marca de mais de 20 mil alunos com quem compartilhou seus conhecimentos.
Além disso, Elisa foi a vencedora da categoria Voz Feminina do Prêmio Conecta 2022.
Raquel Trevisan
Gerente de marketing da Imóveis Crédito Real, Raquel Trevisan tem mais de 20 anos de atuação no mercado imobiliário e é especialista em marketing e negociação.
Além de ocupar cadeira de conselheira no Instituto Mulheres do Imobiliário, Raquel também tira dúvidas sobre o setor em seu canal no YouTube “E agora, Raquel?”
Depoimentos de quem está na área
“Muito orgulho de ser mulher e ver essa área despertar o interesse de outras mulheres. O mercado imobiliário na minha opinião tem aberto cada vez mais espaço para que nós mulheres demonstremos as habilidades e competências complementares às masculinas e com isso todos saem ganhando.”
(Renildes Snak, sócia fundadora da Nethomes, e que atua no mercado imobiliário desde 2013)
Em um mercado protagonizado pela figura masculina, cada vez mais as mulheres vêm tomando espaço e desempenhando seu papel com muita competência e adicionando um toque de delicadeza e criatividade. Quando uma mulher se levanta, ela encoraja outras mulheres a se levantarem também, o padrão muda, e elas são incentivadas a ingressar em um mercado que é desafiador mas de muito sucesso.
(Sabrina Kusman, CEO da Gran Valore Imóveis, e que atua no mercado imobiliário há 7 anos)
Neste mês da mulher, que tal compartilhar experiências com outras corretoras? Aproveite o espaço nos comentários e conta pra gente quais são seus desafios!